quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PROSA DIDÁTICA, QUALIDADES ESSENCIAIS DO CRÍTICO

 A PROSA DIDÁTICA é a forma do discurso escrito ou falado que tem por finalidade expor, de maneira literária, o conhecimento, as descobertas científicas, as conclusões filosóficas e até as teorias artísticas. Ou seja, com a definição acima se apreende que o fim do gênero didático é a instrução.

O objeto, portanto, da prosa didática é a ciência, quer em seu aspecto filosófico, moral, natural ou artístico, e o meio usado é o ensino.

Em verso ou em prosa. A forma mais eficiente para a transmissão do conhecimento, assim como a mais usada, é a prosa, e não o verso ou a poesia, por ser a mais adaptada às exigências rigorosas das ciências.

Crítico de obras didáticas. O crítico de obras didáticas, ou seja, o que terá por missão examinar, analisar e julgar minuciosamente os méritos de uma obra, destacando suas virtudes e defeitos, deve possuir, pelo menos, duas sólidas qualidades:

1.ª Sabedoria, ou seja, deve estar imbuído do verdadeiro espírito científico, que consiste no amor apaixonado e desinteressado da verdade; deve também conhecer, de modo profundo, a matéria exposta na obra; e, enfim, deve observar os métodos próprios da ciência que trata.

2.ª Ser literato, a saber, o sábio possui valor para os outros somente na medida em que é apto a comunicar as luzes que tem. Caso não seja metódico, caso use uma linguagem imprópria, incorreta, enfadonha, nenhum interesse obterá da parte de seu auditório.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário