ENSINAR é definido como a ação de transmitir conhecimentos a alguém mediante lições. O termo vem do latim insignare, composto do prefixo in = em, dentro, no interior, e do verbo latino signare = assinalar, marcar com um sinal, colocar um sinal em, o que implica em formular uma orientação a alguém sobre que caminho deve seguir.
Ensinar, pois, ao pé da letra, é fornecer uma senha (= signum, em latim) para a inteligência humana a fim de orientá-la.
O termo latino signum = signo, insígina, senha, marca, aquilo que os homens seguem, vem da raiz indo-europeia *sekw- que significa seguir - ir atrás de, acompanhar.
Ensinar, transmitir um signum à inteligência, fornecer conhecimento para que seja seguido pelo discípulo, eis a natureza do ensino.
Função do Ensino. O papel primordial do ensino é auxiliar o homem na aquisição da verdade, o que ocorre através das lições que os homens sapientes transmitiram à humanidade por seus escritos, obras ou até mesmo pela palavra oral.
Pela função do ensino se percebe o quão fora de realidade é postular o mestre ou professor como mero mediador numa classe, onde todos participam na construção do conhecimento - sistema chamado sócio-construtivismo. O mestre é quem possui o conhecimento em ato, quem detém as senhas a serem transferidas para os discípulos em potência para recebê-las.
Leis do Ensino. O ensino para preencher plenamente a função que lhe é inerente deve satisfazer aos seguintes requisitos:
1.º Quanto ao fundo: cumpre que seja exato, ou seja, de acordo com o desenvolvimento ou progresso mais recente das ciências.
2.º Quanto à forma: deve ser ministrado:
a) com ordem e método;
b) no estilo adaptado às matérias de que se trata.
Paulo Barbosa
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