LER é um ato intelectual de eleição e combinação de grafemas para daí extrair um significado. A origem da palavra é o verbo latino legere, escolher, eleger, o mesmo que deu legião, os escolhidos.
MODO CORRETO DE LER
Existe um processo correto para se ler direito, com seriedade, adquirindo, assim, os frutos almejados pela leitura. Este processo ou modo consta de três etapas indispensáveis:
1ª - compreender e assimilar. A compreensão consiste na percepção que a inteligência tem do sentido expressado pelo texto, percepção essa devida à sua perspicácia e sutileza. A assimilação, por sua vez, se dá quando, percebido o sentido, é absorvido e incorporado ao entendimento do leitor. Para essas duas primeiras atividades, a leitura deve ser bastante minuciosa, sem pressa, e sempre com auxílio de um bom dicionário.
2ª - julgar. Tudo o que lê deve ser julgado pelo leitor, ou seja, deve-se aferir o valor do escrito tanto quanto ao fundo (a matéria abordada) como quanto à forma (o estilo, o arranjo, a maneira peculiar do autor se expressar).
3ª - resumir. Resumir é retomar e repetir tudo o que se leu para reduzir a termos breves, sentenciosos, precisos, restabelecendo, assim, o essencial do texto, o que facilita a aprendizagem. O resumo se faz em muitas notas, assim como com fichas bem classificadas.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário