sábado, 26 de junho de 2021

PRETÉRITO PERFEITO COM VALOR DE PRESENTE

 O PRETÉRITO PERFEITO em latim não tem por função indicar somente uma ação terminada com relação ao presente, mas pode manifestar também o resultado ou o efeito presente desta ação já passada, já terminada. É exatamente essa possibilidade que explica o seu emprego com o valor de presente nos seguintes verbos:

memini = lembro - soube no passado e continuo lembrando.

noui = conheço, sei - conheci e continuo conhecendo.

odi = odeio - odiei e continuo odiando.

Tais verbos são conjugados somente no perfeito nos tempos formados do perfeito, mas sempre com significação de presente. Obviamente, se o perfeito desses verbos tem significação de presente, o mais que-perfeito tem valor de imperfeito: 

memineram = eu me lembrava.

noveram = eu sabia.

oderam = eu odiava.

e o futuro perfeito, valor de imperfeito:

meminero = eu me lembrarei.

novero = eu saberei.

odero = eu odiarei.

Outras formas verbais apresentam também essa possibilidade:

didici = eu sei - aprendi, acabei de aprender, logo sei.

decrevi = estou resolvido - tomei a resolução e estou decidido.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário