quarta-feira, 30 de junho de 2021

TATO, FARO E GOSTO INTELECTUAL: SENTIDOS IMATERIAIS DO HOMEM

 SENTIDOS IMATERIAIS DO HOMEM

O paladar animal tem a possibilidade de perceber sensações de sabores agradáveis e desagradáveis que são denominadas gosto. É o gosto físico, preso aos sentidos do organismo animal. O homem, entretanto, além dessa espécie de gosto, por ser animal racional, possui também sentidos imateriais, intelectuais, que percebem inteligivelmente de três maneiras:

1ª - o tato intelectual: é quando o sentido imaterial da inteligência percebe, conhece a ideia exata, perfeita, daquilo que se deve executar ou omitir a execução, dizer ou deixar de dizer, e isso em todas as circunstâncias da vida.

o faro intelectual: é a inteligência humana no exercício de sua ciência de observação, faculdade de obervação, de reflexão e circunspecção, que mostra, previamente, as qualidades e os defeitos de uma pessoa, as vantagens e os inconvenientes de um fato. O faro intelectual é o olfato em posição de sentinela, assinalando os elementos proveitosos ou nocivos à economia vital.

O ouvido, sentido físico, tem na compreensão - percepção de conceitos pela inteligência - o sentido intelectual correspondente. A vista, no domínio intelectual denominado clarividência - qualidade intelectual de distinguir as coisas com facilidade e rapidez, com clareza e sem esforço.

o gosto intelectual: é o sentimento intelectual delicado que preside e regula a apreciação de tudo quanto é belo, percebendo a harmonia, a proporção e demais qualidades componentes da beleza.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário