domingo, 20 de junho de 2021

PARALOGISMO E SOFISMA

 PARALOGISMO E SOFISMA são raciocínios falsos, argumentos viciosos e sutis, conclusões mal deduzidas ou em contradição com as regras da lógica. Entretanto, embora os dois induzam ao erro, há diferenças entre eles que passaremos a analisar.

O paralogismo peca contra as regas lógicas produzindo argumentação errada por ignorância, por falta de conhecimento ou por carência de aplicação, cuidado, zelo no raciocinar. Como vimos, aqui se transgride as regras do bem raciocinar por falta de conhecimento, enganando, levando ao erro, portanto, de boa fé.

O sofisma, por sua vez, induz ao erro por malícia, com conhecimento de causa, através do uso de sutilezas e artifícios mal intencionados. No sofisma existe oposição à retidão da intenção, ou seja, há no sofista má intenção, interesse explícito em enganar e iludir ao próximo. 

Enfim...

No paralogismo se produz raciocínio falso por desconhecimento das regras lógicas do raciocínio correto. Não há vontade em enganar ao próximo. 

No sofisma se produz raciocínio falso por saber e querer enganar e iludir ao próximo. Há uma explícita e desejada oposição à intenção correta. Há má intenção.

Paulo Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário