O DISCURSO POÉTICO é um dos 5 tipos de discursos ou de maneiras de expressar e comunicar aos semelhantes o pensamento. Os demais tipos são: o lógico, o retórico, o dialético e o tópico. Essa divisão dos discursos encontra-se no "Organon", conjunto de obras lógicas de Aristóteles.
O discurso poético trabalha com a possibilidade, com a ficção, sendo a mais flexível espécie de comunicação humana por não estar obrigada pela necessidade de traduzir a realidade tal qual é. Sua finalidade é estética e recursos literários vários com jogos de palavras são usados para alcançá-la. Objetiva-se criar no receptor com esse tipo de discurso empatia através da qual se sentirá identificado com aquilo que se está comunicando. A maior ênfase é colocada na forma mais que no conteúdo com a utilização frequente do uso de metáforas.
O discurso poético, enfim, suscita imagens e fatos que dramatizam a realidade fazendo, assim, o público despertar o senso estético, de beleza, e reagir à comunicação discursiva proposta.
Exemplos de discursos poéticos são poemas, jograis, canções populares, etc.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário