PARABÉNS é uma palavra que aparece nos dicionários desde o início do século XVIII sendo composta de "para" e "bem, nascendo no singular - parabém -, porém, muito antes de ser dicionarizada já existia em castelhano a expressão "para bien sea" (para bem lhe seja). Dentre outros sentidos, a preposição "para" indica direção, intuito, propósito, que, unida a "bem" expressava a felicitação votos "para o bem" da pessoa festejada, ou, como se proferia mais tarde, já pluralizada, em espanhol, "com muchas bendiciones y parabienes" - com muitas bençãos e votos para o bem da pessoa felicitada.
A palavra "parabienes" foi importada por Portugal devido a ser a língua de Castela moda entre os lusitanos nos séculos XVI e XVII sobretudo em Lisboa. Daí a introdução de inumeráveis palavras castelhanas em na pátria de Camões.
Parabéns, substantivo masculino plural, pode ser definido como felicitações ou congratulações por um benefício ou sucesso alcançado e a variante singular "parabém" é hoje considerada arcaísmo.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário