terça-feira, 29 de junho de 2021

PALAVRA E VOCÁBULO, QUE SÃO?

 PALAVRA  pode ser definida como o sinal habitual da inteligência, ou seja, é através da palavra como signo, geralmente, que a inteligência humana se reporta ao referencial. Entretanto, a palavra tem um seu complemento, a mímica, arte de se comunicar através dos gestos, que lhe serve de reforço ou até mesmo de comentário. 

VOCÁBULO, por sua vez, são os sons articulados que o aparelho fonador humano profere, o ouvido percebe, e porta determinada significação quase sempre convencional e regulada pelo uso. Sua etimologia vem do latim vocabulum, possuindo um sufixo instrumental -bulum anexado ao tema do verbo vocare, chamar, dar nome, de modo que etimologicamente vocábulo é "o instrumento ou o meio de denominação das coisas, sejam entes, qualidades ou ações".

Uma outra definição de vocábulo é possível: é um sinal sonoro que recorda ora um objeto material - como cavalo, mesa -, ora uma noção abstrata - como virtude, cidade -, e isto por meio de uma associação de ideias. A memória humana, guardando a impressão constante da relação entre o vocábulo e o objeto, quando surge o termo, seja ouvido ou lido, imediatamente surge a ideia correspondente. Tal ideia não pode aparecer sem que o vocábulo a exprima.

ESPÉCIES DE VOCÁBULOS

Há duas espécies de vocábulos ou termos:

1. vocábulos ou termos pitorescos - são aqueles dirigidos aos nossos sentidos, à nossa imaginação, visando produzir os sentimentos, os afetos, tais como num romance, numa poesia, etc.

2. vocábulos ou termos abstratos - são os que se dirigem quase que unicamente à razão para explicitar ou revelar verdades, não evocando nada na imaginação, a não ser vagas formas. Encontram-se nas obras filosóficas e científicas.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário