REDAÇÃO é vocábulo que vem do latim 'redactio' que por sua vez provém do verbo latino 'redigere'. Tal verbo - redigere - referia-se primitivamente a 'ação de recolher materiais para uma construção' e ao 'ato de empilhar lenhas para fazer uma fogueira'. Dessas duas acepções originárias, redigir ou 'redigere', passou a significar 'por em ordem, ordenar' tais materiais e, mais tarde, 'por em ordem as palavras de uma obra escrita'.
Chegando, portanto, à ultima acepção, redigir é sinônimo de escrever ordenadamente, colocando as palavras bem dispostas e harmoniosamente no texto, ou seja, redigir é escrever bem.
DOIS PILARES DA REDAÇÃO
Para se escrever bem, entretanto, são necessárias duas profundas qualificações no escritor sem as quais não poderá haver bela escrita, ou seja, não haverá uma produção íntegra, harmoniosa e clara. Para se redigir são necessários:
1º. conhecer muito bem o idioma, a língua em que se escreve.
2º. conhecer, sentir e dominar em profundidade o assunto ou tema sobre que se redige.
São nesses dois fundamentos ou colunas em que se constrói toda e qualquer obra literária, só existindo redação firmada neles. E como se consegue ambos fundamentos?
O primeiro fundamento da redação, o conhecimento exímio do idioma, é adquirido mediante o estudo acurado da gramática e do vocabulário do idioma em que se vai redigir. E o vocabulário de uma língua se assimila com a leitura dos melhores autores.
A segunda coluna da redação, o conhecimento e domínio do assunto, é conseguida somente através da educação - formação humana -, da informação dos fatos ocorridos no mundo e da experiência. Eis os elementos necessários para se escrever com correção, proporção e claridade.
Resumo:
Gramática
Vocabulário
Primeiros passos para se redigir bem, o conhecimento profundo do idioma.
Educação
Informação
Experiência
Elementos necessários para conhecer e dominar os temas ou assuntos de uma redação.
Paulo Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário