domingo, 20 de junho de 2021

SOLECISMO OU DESVIO SINTÁTICO E LÉXICO

 SOLECISMO é palavra de origem curiosa, proveniente do grego 'sóloikos" - bárbaro, que fala mal e contra as regras gramaticais -, daí surgindo o verbo 'soloikizo' - falar incorretamente, faltar ao emprego das regras da língua. Pesquisadores derivam 'sólokois' e 'soloikizo' do nome próprio 'Sóloi", Solos, uma cidade da Cilícia, na Ásia Menor, mui antiga colônia de povos provenientes de Argos, cujos habitantes misturados com os nativos falavam um grego totalmente deformado e corrompido.

Solecismo, pois, é todo erro, toda falta cometido na sintaxe ou no léxico. É quando há uma invasão na norma culta com construções sintáticas que destoam da mesma, tais como erros de concordância, de regência, de colocação e a má construção de um período composto. Vamos aos exemplos:

1. Haviam muitas moças na casa em vez dehavia muitas moças na casa.

2. Fazem três dias que Maria viajou em vez defaz três dias que Maria viajou.

3. Hão de me obedecerem em vez de: hão de me obedecer.

4. Custei muito a encontrá-lo em vez de: custou-me muito encontrá-lo.

5. Não lhe passou desapercebido o evento em vez de: não lhe passou despercebido o evento.

6. Preferir antes fazer uma coisa do que outra em vez de: preferir fazer uma coisa a fazer outra.

7. Não saia sem eu em vez de: não saia sem mim.

8. Entre eu e ele em vez de: entre mim e ele.

9. Entre vós e eu em vez de: entre mim e vós.

10. Entre João e eu em vez de: entre mim e João.

11. Não crede em vez de: não creiais.

12. Não suponde em vez de: não suponhais.

13. Homem intemerato em vez de: homem destemido.

14. A gente vamos para a rua em vez de: a gente vai para a rua.

15. Essas moças são inteligente mesmo em vez de: essas moças são inteligentes mesmo.

16. Meus vizinho são muito barulhentos em vez de: meus vizinhos são muito barulhentos.

17. Sobrou muitas frutas em vez de: sobraram muitas frutas.

18. Hoje assistiremos o filme em vez de: hoje assistiremos ao filme.

19. Me empresta a caneta? em vez de: empresta-me a caneta?

20. Adevogado em vez deadvogado.

21. Previlégio em vez de: privilégio.

22. Abisolutamente em vez de: absolutamente.

Enfim...

O solecismo é um vício de linguagem que dificulta ou desvirtua a clara manifestação do pensamento do orador produzido por um defeito na construção sintática ou no léxico que pode provir da ignorância ou do descuido.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário