quarta-feira, 22 de junho de 2011

CIDADES E POVOAÇÕES ROMANAS E SEUS RESPECTIVOS NOMES

URBS - ROMA

Os Romanos, para cada tipo de cidade ou povoação, possuíam um nome específico. Conheçamos aqui alguns destes, começando pelo principal:

URBS

Era a cidade propriamente dita, atendendo à sua área, aos seus habitantes. Com este nome o Romano denominava Roma, a cidade por excelência e computava as idades históricas 'ab Urbe condita', 'desde fundada a Cidade'. Provavelmente a palavra urbs é proveniente de orbis, que significa mundo, globo, disco, país e região. Segundo Isidoro de Sevilha, urbs provém de orbis devido  a que antigamente as cidades eram traçadas e construídas em círculo, na forma de disco, que é a acepção primordial do vocábulo.

CIVITAS

Esta significa a cidade enquanto o conjunto de seus cidadãos, ou seja, é a multidão de pessoas unidas pelo vínculo de sociedade. Cícero nos legou a definição tanto de urbs quanto de civitas: "Domicilia conjuncta urbes dicimus; conventicula hominum civitates nominatae sunt". O termo civitas é proveniente de civis, cidadão, e este, por sua vez, do verbo cire ou ciere, com o sentido de citar. Significa, pois, cidadão, aquele que pode ser citado, intimado pelas autoridades competentes.

OPPIDUM

Primitivamente significou uma praça fortificada, cercada por muro, uma povoação fortificada. Com o passar do tempo, entretanto, começou a designar também uma cidade ou grande povoação, porém menos notável que a urbs. Parece que o nome provém de um adjetivo, oppidus, a, um, proveniente do grego eupedós, que se traduz por sólido. Outros, porém, dizem provir oppidum de lugar onde se guarda o ops, os recursos, as riquezas. 

MUNICIPIA

Eram povoações livres que tinham feito alianças com Roma e cujos habitantes - os munícipes - tinham obtido o privilégio de cidadãos romanos. Possuíam magistrados próprios, que os governavam, mas as praefecturae (prefeituras) eram regidas por um prefeito enviado por Roma. O termo é proveniente de municeps, que por sua vez vem de munus + capere, que significa pagar o tributo, pois os municípios tinham a obrigação de pagar os devidos tributos a Roma.

COLONIA

Era a povoação fundada solenemente pelos romanos nas ocasiões em que faziam a repartição das terras conquistadas. Seu nome devém de colo, verbo que significa cultivar, pois os povos destas povoações - os colonos - estavam ligados ao manejo e cultivo das terras.

Paulo Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário