sexta-feira, 3 de junho de 2011

O 'CURSUS' DA PROSA LATINA ECLESIÁSTICA



A prosa latina clássica é regida pelo NÚMERO ORATÓRIO, que é a combinação de sílabas breves e longas. Este ritmo foi introduzido por Cícero em Roma, mediante sua obra Orator (222 ss), onde prescreve regras minuciosas. Estas, entretanto, são menos rígidas que na poesia, mas mesmo assim, sobretudo no fim das proposições ou cláusulas, se impõem com rigor.

O latim posterior a Cícero, porém, sobretudo o eclesiástico, mesmo conservando as regras gerais, pouco a pouco foi substituindo o número oratório, baseado na quantidade silábica, pelo ACENTO TÔNICO, resultando disso o que se denominou CURSUS ou CLÁUSULAS RÍTMICAS,  que são baseadas na tonicidade. São quatro os principais tipos de Cursus:

1. CURSUS PLANUS, aquele que o acento tônico cai na 2ª e 5ª sílabas contadas do fim para o início:

C O R D E   C U R R A M U S
  5        4         3         2        1


2. CURSUS TARDUS, o acento cai na 3ª e 6ª sílabas:

R E T R A H A M U R   E X C E S S I B U S
                               6          5          4          3            2           1


3. CURSUS VELOX, o acento tônico cai na 2ª e 7ª sílabas:

S E R V I A M    L I B E R T A T E
    7           6         5          4      3             2       1


4.CURSUS DISPONDAICUS, aquele que o acento cai na 2ª e 6ª sílabas:

D O N A   S E N T I A M U S
    6       5    4           3      2      1

Paulo Barbosa.

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